ALIGN INVESTIMENTOSLONG & SHORT

Renda Variável

O que é Long & Short?

É uma estratégia que envolve, simultaneamente, uma compra (Long) e uma venda (Short) de uma ação ou ETF. Esta operação busca a performance relativa entre ambos (posição comprada e vendida). Ou seja, a compra deve se valorizar mais do que a venda, ou se desvalorizar menos.

Nesta operação, o investidor não fica tão exposto ao risco do mercado (Risco Sistêmico), sendo afetado pelo risco específico dos ativos envolvidos na operação.

Quais os tipos de Long & Short?
Ações Preferênciais x Ações Ordinárias:

Operação entre ações da mesma empresa (Ex: Long em PETR4 e Short em PETR3). Dentre todos os tipos, este é o Long & Short mais conservador, visto que a correlação entre os preços tende a ser elevada, por se tratar da mesma empresa.

Intra-Setorial:

Operação entre empresas do mesmo setor (Ex: Monta-se posição comprada e vendida dentro do setor de Energia).

Inter-Setorial:

Operação entre ações de diferentes setores. Dado que os ativos podem ser impactados por diferentes variáveis, espera -se uma maior distorção de preços. Logo, com maior risco, temos maior retorno potencial.

Como funciona o imposto de renda de ações?
Quando você vende mais de 20 mil reais por mês em ações (não necessariamente uma única ação , mas R$20mil no total), e obtém lucro com elas, você deve pagar imposto de renda (IRPF) sobre isso, emitindo uma DARF no valor de 15% sobre o lucro apurado, e pagando no mês subsequente.

Já em operações feitas na modalidade Day Trade, a alíquota cobrada na fonte pela Receita Federal é de 1% sobre lucro, e o investidor deve pagar ainda outros 19% (totalizando 20%) do lucro via DARF também até o último dia útil do mês seguinte.

Quais os tipos de Long & Short?

Entender a operação e seus riscos

O Long & Short é uma operação que envolve riscos. É recomendada para clientes sofisticados. Deve-se definir o valor financeiro a ser exposto na estratégia.

Venda a descoberto

É necessário tomar um ativo emprestado e vendê-lo no mercado. Mais tarde espera-se recomprá-lo a um preço inferior ao da venda. O investidor que vendeu a descoberto está na linguagem de mercado short. A Guide intermedia o empréstimo do ativo a ser vendido, este requerimento deve ser feito junto ao seu assessor de investimentos.

Compra

Com o valor financeiro obtido através da venda do ativo (posição Short) consegue-se comprar o ativo (Long) sugerido para estruturar a operação de Long & Short.

Operacional

A venda a descoberto exigirá uma margem de garantia. Entretanto podemos utilizar a compra (item 2.2) para reduzir este valor, tendo de desembolsar somente a margem necessária da operação (Margem -Garantia = Margem Necessária).

Saida

Deve-se recomprar a ponta vendida (short) e vender a ponta comprada (long).

Nos envie uma mensagem que retornaremos em breveComo podemos te ajudar?

Se preferir você também pode enviar diretamente a sua mensagem pelo nosso formulário.

Identifique o assunto principal do contato, para que seja direcionado para a área correta.

    https://aligninvest.com.br/wp-content/uploads/2019/10/logo_white_small_04-1.png
    Cristóvão Colombo 2948, Conjunto 502, Floresta - Porto Alegre/RS CEP: 90560-002
    (51) 3191 9290
    contato@aligninvest.com.br

    FALE COM UM ASSESSOR

    Ouvidoria da Guide Investimentos

    0800 704 0418

    (Nacional e Internacional)
    De Segunda à Sexta das 09h às 18h, exceto feriados.

    Nosso E-mail
    ouvidoria-guide@guide.com.br

    Align Agente Autônomo de Investimentos LTDA
    DESENVOLVIDO POR DISRUP STARTUP

    A ALIGN (razão social: ALIGN INVESTIMENTOS) é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11.

    A ALIGN INVESTIMENTOS atua no mercado financeiro através da Guide Investimentos S.A., o que pode ser verificado através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de outubro de 2012 (http://54.209.169.151/Ancord/Forms/CadastroGeral/ConsultaGeral.aspx) ou através do site da própria Guide Investimentos S.A. (https://www.guide.com.br/escritorios-credenciados/). Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro.

    O investimento em ações é um investimento de risco e a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente autônomo de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da Guide Investimentos no telefone nº 0800 704 0418.