Muitas pessoas gostariam de estar atreladas as empresas que admiram, mas ao mesmo tempo têm receio de entrar no mercado de ações pelas suas oscilações. A boa notícia é que existe uma alternativa: Debêntures!
Assim como o governo emite títulos públicos para financiar suas dívidas, algumas empresas emitem debêntures, como uma maneira de captar recursos para financiarem seus projetos como por exemplo, compra de máquinas, investir em tecnologia, expandir, entre outras atividades.
Portanto, quando você compra uma debênture, está comprando um título de renda fixa de uma empresa, ou seja, você está emprestando dinheiro a ela e se tornando um credor. E esse é um dos principais atrativos dessa aplicação, já que você pode ter o título de uma empresa sólida, com poucas chances de quebrar e rentabilidade melhor do que a de um título público.
Para investir em debêntures, é importante estar atento aos seguintes quesitos:
Emprestar dinheiro para companhias com boas perspectivas é uma forma de ter um investimento mais seguro. Vale sempre observar os ratings (classificação de risco de crédito, realizada por agências especializadas) das empresas, que ajudam a avaliar sua solidez. Além disso, é bom ficar atento se a empresa coloca à disposição algum tipo de garantia vinculada à dívida, para aumentar ainda mais a segurança do investimento.
Vencimentos mais longos tendem a pagar maiores taxas de juros, porém também amarram seu dinheiro por mais tempo. De qualquer forma, várias dessas debêntures contam com os “Formadores de Mercado”, agentes que aumentam a liquidez desses ativos, ou seja, que lhe permitem resgatar antes do vencimento, sob preços praticados no mercado.
Algumas debêntures (debêntures incentivadas) contam com isenção de imposto de renda para pessoa física e investidores estrangeiros. Isso permite um acréscimo na rentabilidade final, pois você não precisa pagar impostos. Essas isenções tornam boa parte das debêntures atreladas à inflação mais atrativas em relação aos títulos do governo, também atrelados à inflação.
Já os investidores de debêntures não incentivadas devem pagar imposto de renda sobre seus rendimentos.
A nossa experiente equipe faz a seleção de produtos considerando o risco, estrutura e setor de cada um. Tudo isso de forma simples e voltada à diversificação do seu portfólio. Aqui, nenhum produto chega à plataforma sem a criteriosa análise do nosso time. Há também uma grande variedade de prazos de investimentos, alinhados de acordo com os objetivos de cada investidor.
Para as Pessoas Físicas, há inúmeros produtos isentos de impostos, o que traz eficiência tributária e consequentemente maior rentabilidade. Os produtos podem ter suas rentabilidades atreladas à inflação, taxa de juros prefixados e pós-fixados. Além disso, você pode atrelar a sua carteira a diferentes indexadores, como SELIC, CDI, IPCA, IGP-M, entre outros.
Nossos títulos privados possuem o selo CETIP Certifica, que garante ainda mais segurança e transparência nas operações. Ele garante o registro dos ativos na Cetip e a identificação deles no CPF ou CNPJ do investidor. Além disso, vários produtos contam com adicionais de proteção de crédito, como Garantia do FGC, Alienação Fiduciária de imóveis ou recebíveis, seguros de parte ou total do investimento, entre outras proteções.